Events

  • 259450c4-99a6-4571-a77b-654ed849da22

Eventos e Festas Tradicionais

eventos.jpg
Durante todo ao ano, Santa Bárbara presenteia seus moradores e visitantes com diversas festas e eventos tradicionais. Essas atividades tornam a cidade, que é berço do ex-presidente Affonso Penna, um local charmoso, acolhedor e com muitos atrativos durante o ano inteiro. Confira abaixo algumas das festas que acontecem em Santa Bárbara:

Reveillon

reveillon-1.jpg
O reveillon de Santa Bárbara é, além de uma belíssima festa popular, a estampa de um convite que a cidade oferece a quem pretende conhecê-la em todos os seus aspectos mais importantes, sejam eles turísticos, culturais, ecológicos ou de aventura. Um palco colocado na praça Pio XII, no centro da cidade, uma banda de axé music e outros tantos ritmos, é um passaporte para a alegria. Muitos fogos e uma gente alegre e bonita servem ainda de pano de fundo a uma inigualável confraternização celebrada em praça pública.

Carnaval

mask-1155808_960_720.jpg
O maior evento popular da cidade tem como palco a praça Pio XII, no coração da cidade. As melhores bandas de Minas Gerais animam a folia do momo com as marchinhas dos antigos carnavais e outros tantos ritmos. Os tradicionais bonecões estão sendo resgatados pela Casa da Cultura. Há anos, eles arrastam uma multidão de foliões pelas principais ruas da cidade.
Em Santa Bárbara, carnaval é sinônimo de alegria, folia e descontração.

Semana Santa

download-1.jpeg
Para quem pretende viver com emoção a vida, paixão e morte de Jesus Cristo, Santa Bárbara é o cenário ideal. Seu povo piedoso, suas ruas e ladeiras centenárias, igrejas do século XVIII e um magnífico casario barroco, dão à cidade ares de um Jerusalém escondia entre as montanhas de Minas Gerais. O grande momento da semana é quando o grupo Âncora Companhia de Teatro revive os Passos da Agonia, transformando o Ginásio Emília Mendes da Fonseca em um espaço e de Arte e Fé.

Festa do Trabalhador

download-2.jpeg
Em Santa Bárbara, o trabalhador começa o seu dia com muita festa. O palco da homenagem é o estádio Municipal Raimundo Edson da Costa, onde se realiza um disputado torneio esportivo, reunindo equipes de empresas radicadas no município. Durante todo o dia, o público participa da confraternização acompanhada de banda de música, foguetes, futebol, sorteio de prêmios, homenagem especial ao trabalhador, terminando com um grande show.

Festa do Padroeiro Santo Antônio (13 de junho)

arraial1.jpg
As comemorações da festa do padroeiro Santo Antônio são sempre muito animadas e é um dos eventos mais tradicionais da cidade. Durante alguns dias, são realizadas trezena, missas, procissões e as tradicionais barraquinhas. A programação é vasta. Na gastronomia, o público tem a oportunidade de saborear comidas e bebidas típicas - canjica, quentão, caldos, pinga da roça e cocada são algumas das delícias gastronômicas disponíveis nas barraquinhas. Já a programação cultural é riquíssima. Todos os dias são realizados shows com artistas da terra e apresentações dos alunos das escolas de Santa Bárbara. Por ser o dia 13 um feriado municipal, a data serve para a confraternização de todos os santa-barbarenses, inclusive os que moram fora e aproveitam para rever parentes e amigos.

Cavalhada de Brumal

antonio_parreiras_-_proclamac-a-o_da_repu-blica_piratini_-_1915.jpg
Em 1937, o senhor Jorge da Silva Calunga fez um promessa a Santo Amaro e, sendo uma graça alcançada, ele realizaria durante todos os anos uma festa. Como ele conseguiu a graça, ensaiou e realizou a primeira cavalhada de Brumal. Festa de cunho nitidamente religioso a Cavalhada de Brumal é realizada no primeiro domingo do mês de julho antecedida por diversificada programação religiosa, cívica, cultural e de lazer. O evento reúne milhares de devotos, romeiros, turistas e visitantes vindos de diversos lugares da região no largo da matriz, um imenso espaço localizado no centro da vila colonial de Brumal.

Exposição Agropecuária e Torneio Leiteiro

images.jpeg
É um dos eventos mais importantes do Médio Piracicaba, cuja fama já ultrapassou os limites da região e do estado. É realizado no mês de julho e ocupa todo o Parque de Exposições Adilson Melo. Todos os anos, o evento traz artistas consagrados no país, o que o transforma em uma das festas que reúne o maior elenco de artistas e de público. Além dos shows, são eleitos os melhores animais, entre bovinos e eqüinos, e realizado o Torneio Leiteiro, premiando os proprietários dos animais que produzem a maior quantidade de leite nos dias do evento.

Cavalgada

14001547184_c9de1ddd0a_b.jpg
A cavalgada de Santa Bárbara, realizada em setembro no Parque de Exposições Adilson Melo, é um evento que tem como objetivo maior promover o congraçamento dos amantes de esportes hípicos e dos criadores de cavalo de todas as raças da região. Durante o dia, acontece a eleição da Rainha da Cavalgada, da melhor Amazona, dos melhores cavaleiros e concursos de marchas. Já a noite, são realizados grandes shows.

Feira Multissetorial do Comércio

Este evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara (Acisb), acontece no interior do Ginásio Poliesportivo Emília Mendes da Fonseca, concomitantemente à Cavalgada. A feira reúne empresários dos diversos setores da economia e tem como objetivo, além da divulgação de produtos comercializados na cidade, estimularem o comércio local e propiciar ao público a aquisição de produtos promocionais. Durante os dias de sua realização, acontecem shows com artistas de reconhecida consagração pública, sorteios de brindes, como passagens aéreas, kits de produtos naturais, camisetas e bonés.