Information about Santa Bárbara

  • Homepage1
  • Homepage2
  • Homepage3
  • Homepage4
  • Homepage5

A Cidade

Fundada em 1704, Santa Bárbara preserva uma paisagem bucólica, traçada por muitas histórias do ciclo do ouro. Com suas igrejas, casarios e telhados coloniais aos pés da imponente Serra do Caraça, pode ser considerada um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais.

Cultura

26464119501_d0fcca59e0_b.jpg
Cidade tranqüila e acolhedora, dotada de um povo simples e hospitaleiro, que preserva suas tradições e mantém uma vida cultural ativa. Oferece diversos atrativos turísticos, como as construções do século XVIII, entre elas a Matriz de Santo Antônio, considerada uma das mais bonitas de Minas Gerais, com elementos das três fases do barroco, em que se destacam obras do Mestre Athayde. Há ainda os casarios do século XIX no centro histórico da cidade, entre eles os recentemente restaurados como a Antiga Casa de Câmara e Cadeia, a Pharmacia Sant? Anna, a Casa do Mirante, a Casa da Cultura, a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o casario colonial da Rua Rebello Horta.

Passeios

parque-recanto-verde-santa-barbara-mg-google-search.png
Conhecer a Estação Ferroviária, que abriga o belíssimo prédio do Centro de Desenvolvimento do Artesanato, a Escola de Música, o Memorial Affonso Penna, casa onde nasceu o ex-presidente da República Affonso Penna, entre outras atividades turísticas organizadas para encantar o visitante.
O Parque Recanto Verde, local que possibilita a realização de caminhada por trilhas podendo apreciar os animais silvestres e as plantas nativas do local.

A Casa do Mel

bees-352206_960_720.jpg
 A casa do Mel possibilita conhecer o processo de fabricação deste produto aproveitando o local para comprar trabalhos artesanais. Ou participar, sob agendamento, da atividade Vivendo um dia como apicultor, que possibilita ao visitante conhecer de forma introdutória e vivencial todas as etapas do processo produtivo do mel.
Rota do Mel O mel produzido em Santa Bárbara já fez fama nacional! E para mostrar aos visitantes tudo sobre essa cultura, a Rota do Mel foi pensada e organizada de maneira que o visitante possa conhecer a Casa do Mel, local que oferece espaços para cursos com condutores permanentes no local é uma atividade que fará com que o visitante vivencie e se encante pelo processo de beneficiamento do mel de forma criativa. Telefone de contato: (31) 3832-3561 / Celular: (31) 8623-4556

Santuário do Caraça

ano-nimo_-_vista_do_cole-gio_do_carac-a_-_se-culo_xix.jpg
O município, como porta de entrada a 25 km da Reserva Particular do Patrimônio Natural ? Santuário do Caraça; uma atração imperdível com cenários inesquecíveis que se caracterizam pelo clima frio e uma singular ecologia de alto de montanha. Destaca-se ainda pela produção de boas quitandas e trabalhos artesanais diferenciados. No Povoado de Sumidouro, encontra-se Dona Geralda, famosa doceira da região, que faz doces cristalizados e o famoso Torrone de Mel. Visite a Loja do Mel, que tem deliciosas balas de mel e, ainda, a Capela de São José do Sumidouro, tida como referência na tradição religiosa do local e beleza da arquitetura barroca.

Informações do município (www.santabarbara.mg.gov.br)

Extensão territorial: 686,2 Km²
Emancipação do Município: 1839 (Lei 134, de 16/03/1839)
População total em 2010: 26.368
(fonte IBGE: http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index. php?uf=31)
Temperatura: Média anual: 20,1º C / Média máxima anual: 26,5º C / Média Mínima anual: 15,9ºC
Distâncias dos principais centros (Km): Belo Horizonte: 99 / Rio de Janeiro: 646 / São Paulo: 942 / Brasília: 1272 / Vitória: 607
Vias de Acesso:
? MGT 262, que liga Santa Bárbara a Barão de Cocais e daí se liga à BR 381 pela MG 436 (que liga Barão de Cocais à BR 381).
? MG 129, que liga Santa Bárbara às cidades de Catas Altas e Mariana. Sua ligação alternativa à BR 381 também é feita pela MG 129 em trecho de terra (trecho Santa Bárbara/Ponte Coronel, passando pela localidade chamada Barro Branco).
Limites Municipais:
? Norte- Noroeste-Nordeste: Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba
? Leste-Sudeste: Rio PIracicaba e Alvinópolis
? Sul-Sudeste-Sudoeste: Alvinópolis, Mariana, Ouro Preto e Catas Altas
? Oeste-Sudoeste-Noroeste: Itabirito, Rio Acima e Caeté